Promover a Inclusão social por Meio da Música

Sobre a Orquestra.

 

A ORQUESTRA JOVEM DAS GERAIS, fundada em 1997 pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiane Reis, tem como meta propiciar a crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, o acesso à arte, à cultura e à educação. Visa, a partir da educação musical desses jovens, despertar suas potencialidades, ao passo de lhes proporcionar uma formação cidadã, contribuindo para a sua inserção na sociedade. Trabalha, em essência, para o desenvolvimento humano, a geração de oportunidades culturais e profissionais, a transformação da realidade e da promoção da justiça social.

 

A ORQUESTRA JOVEM DAS GERAIS tem sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e oferece oficinas de instrumentos de corda (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico), de sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, trompa e trompete) e de percussão. Atualmente, atende a 200 crianças e adolescentes. Desde a sua fundação, mais de 1600 alunos já passaram pela instituição de responsabilidade social. 

 ORQUESTRA JOVEM DAS GERAIS: o nome representa um olhar para dentro, para o sertão que está no interior de Minas e de seus habitantes; mas também para o sertão de suas grandes cidades – como é Contagem – sertão das favelas, dos morros, das vilas e aglomerados. A Orquestra Jovem das Gerais representa a importância do acesso democrático à arte e reconhece sua capacidade de unir os mais diversos públicos. É a maneira de mostrar ao mundo o que a cultura mineira tem, por meio de ações que promovem a inclusão social, o combate à pobreza e os direitos da infância e da juventude.

Premiações da Orquestra.

+ 0
Alunos já passaram por projetos na Orquestra

1999

Título de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Contagem

2004

Musicisti Senza Frontiere
/Associazion e Internaz Volontariato Musicale (Itália)

2005

Cidadania Cultural da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura de Contagem

2008

1º prize Folklore
Ensemble/AICE (Viena, Austria)

Por onde a Orquestra já passou.

Núcleos da Orquestra.

Orquestra Jovem
das Gerais

Núcleo Ribeirão
das Neves

Nova Lima

Itaúna

Itatiaiuçu

Ibirité

Belo Horizonte

Patrocinadores

Todos os Direitos Reservados 2023 – Orquestra Jovem Gerais